História da ATARP

A ATARP – Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear conta já com mais de 50 anos de vida.

Embora as bases da ATARP tenham sido lançadas em abril de 1966, apenas no dia 20 de janeiro de 1968 (à 23ª reunião da Comissão Instaladora) são aprovados os estatutos da associação, que viriam a ser publicados em Diário do Governo (atual Diário da República) a 10 de maio de 1969.

A ATARP é das associações profissionais mais antigas da área das Tecnologias da Saúde, e das poucas fundadas antes do 25 de abril de 1974.

A ATARP tem evoluído desde da sua origem e acompanhado o desenvolvimento das profissões que a constituem, unindo os Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. Em 2017, alterou os seus estatutos e passou a incluir, também, os novos licenciados em Imagem Médica e Radioterapia.

A ATARP pretende, assim, reforçar a importância de uma associação inclusiva que aproxima todos os profissionais destas áreas, de todo o país e com os diversos tipos de formação da história.
As associações são as pessoas que dela fazem parte e a união reforça a integridade profissional e orienta os profissionais para o Futuro.

A ATARP somos todos nós.


voltar