A ATARP – Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear conta já com mais de 50 anos de vida.
Embora as bases da ATARP tenham sido lançadas em abril de 1966, apenas no dia 20 de janeiro de 1968 (à 23ª reunião da Comissão Instaladora) são aprovados os estatutos da associação, que viriam a ser publicados em Diário do Governo (atual Diário da República) a 10 de maio de 1969.
A ATARP é das associações profissionais mais antigas da área das Tecnologias da Saúde, e das poucas fundadas antes do 25 de abril de 1974.
A ATARP tem evoluído desde a sua origem e acompanhado o desenvolvimento das profissões que a constituem, unindo os Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. Em 2017, alterou os seus estatutos e passou a incluir, também, os novos licenciados em Imagem Médica e Radioterapia.
A ATARP pretende, assim, reforçar a importância de uma associação inclusiva que aproxima todos os profissionais destas áreas, de todo o país e com os diversos tipos de formação da história.
As associações são as pessoas que dela fazem parte e a união reforça a integridade profissional e orienta os profissionais para o Futuro.
A ATARP somos todos nós.
De acordo com os estatutos os objetivos da ATARP – Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear são:
- Definir o quadro de deontologia profissional e zelar pelo seu cumprimento, exercendo a respetiva ação jurisdicional;
- Promover por si e/ou em conjunto com outras organizações o aperfeiçoamento e atualização dos seus associados, garantindo a sua qualificação profissional;
- Cooperar com organismos de coordenação profissional, nacionais e/ou internacionais;
- Intervir na definição dos currícula e programas de ensino da especialidade colaborando na formação das leis sobre o ensino;
- Definir princípios e conceitos no domínio da Radiologia, Radioterapia, Medicina Nuclear e Imagem Médica e Radioterapia, de acordo com o progresso profissional, tecnológico e científico;
- Tomar todas as iniciativas necessárias ao estabelecimento de um espírito de solidariedade entre os seus Associados;
- Defender o cumprimento da Lei, dos presentes Estatutos e dos Regulamentos Internos que vierem a ser adotados, nomeadamente no que se refere à profissão e ao título profissional das diversas áreas, atuando judicialmente se for caso disso, contra quem o use ilegalmente;
- Prestar informações e dar parecer sobre o ensino, profissionalização e investigação nas áreas da saúde em geral e das áreas que representa em particular;
- Prestar colaboração técnica e científica solicitada por qualquer entidade pública ou privada, quando exista interesse público ou para a profissão;
- Divulgar a imagem dos seus Associados junto das entidades oficiais, das outras profissões e da sociedade em geral;
- Fomentar o desenvolvimento de especializações e a criação de grupos de estudo em áreas consideradas relevantes, tendo em conta o desenvolvimento das profissões no plano nacional e internacional;
- Atribuir prémios, bolsas de estudo e outros incentivos a quem contribua para o desenvolvimento do grupo profissional e seu reconhecimento social;
- Fomentar e desenvolver condições por si e/ou em conjunto com outras organizações para criar um mecanismo de autorregulação profissional;
- Representar a profissão perante quaisquer organismos.
Aceda e descarregue o Manual de Identidade Visual ATARP
DIREÇÃO NACIONAL
ASSEMBLEIA GERAL
CONSELHO FISCAL
Caríssimas e caríssimos,
Sejam muito bem-vindos à ATARP – Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear.
Num mundo em constante mutação, numa sociedade com desafios constantes, numa realidade de inúmeras variáveis, torna-se importante estar mais e melhor preparado, imprescindível estar atento, fundamental escutar e inevitável ser proativo.
Queremos uma ATARP capaz de lançar e aceitar desafios, de construir para e com os associados e demais profissionais e parceiros.
Queremos sustentar a ATARP em pilares fundamentais como a defesa dos profissionais – através de pareceres e documentos de suporte; a formação contínua – de modo a dotar os profissionais de conhecimentos e competências atualizados; a valorização profissional – garantindo que as profissões e seus profissionais sejam reconhecidos e respeitados dentro e fora de portas; e as boas práticas – assegurando o brio e profissionalismo na prestação de cuidados.
Temos a forte convicção, que sustentada nestes pilares, a prática profissional dos Técnicos de Medicina Nuclear, de Radiologia e de Radioterapia será de elevada qualidade e que, no âmbito das equipas multidisciplinares, o principal beneficiado será o doente.
Deste modo, só faz sentido que exista uma estreita ligação e simbiose entre profissões, profissionais e áreas de atuação.
Unidos seremos não só mais fortes ou mais capazes, mas estaremos também mais atentos e preparados para todos os desafios que o presente e, sobretudo, o futuro nos colocam.
Uma instituição como a ATARP faz-se de pessoas e para pessoas. Agradeço, primeiramente, as pessoas que a sustentam, os associados, pela confiança depositada. De seguida, às pessoas que ajudam na gestão desta Associação, os corpos sociais. A minha gratidão para com todos eles. Em terceiro, às entidades que connosco colaboram, sociedades, escolas e indústria. A minha maior estima por cada uma.
Por todos eles, pelas profissões e profissionais, o meu maior respeito.
Altino Cunha
Presidente da Direção da ATARP