Âmbito
A Revista Radiações é uma revista científica promovida pela ATARP - Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, cujo principal objetivo é promover e disseminar a investigação e o conhecimento científico de elevada qualidade realizado por Técnicos de Radiologia, de Radioterapia e de Medicina Nuclear, relacionados com os diversos aspetos das áreas de diagnóstico e terapia levados a cabo pelos colegas.
Tem uma periocidade quadrimestral e é publicada nos meses de abril, agosto e dezembro.
Tem como missão a publicação de trabalhos científicos originais na área das ciências da saúde e da imagem médica e radioterapia. A valorização e promoção da qualidade científica, assim como a imparcialidade e a ética, são pilares fundamentais para a publicação com referência às boas práticas editoriais.
Suplementos
Não obstante o principal objetivo da revista, pretende-se dar a conhecer aos profissionais das áreas que a ATARP representa, uma imagem clara e singular do papel das profissões e do impacto que manifesta a nível nacional e internacional. Para tal, proporcionamos juntamente com as edições, a publicação de Suplementos como entrevistas com personalidades de renome das nossas profissões, publicações acerca dos fluxos de trabalho dos colegas, com o “Dia-a-dia com…”, assim como estabelecemos a ligação com os nossos associados e demais, através da divulgação das ações formativas e de trabalho da ATARP.
Histórico da Revista
Este projeto iniciou-se com a publicação das edições da Radiações em junho de 2020. Foi inicialmente criada com o objetivo de se dirigir aos associados da ATARP, no formato digital e online e de acesso fechado para os mesmos.
Em dezembro de 2021, a Radiações sofreu uma remodelação de design e a constituição de uma coordenação editorial mais coesa abraçou este projeto para que se tornasse mais impactante e acessível, sem qualquer custo, a todos os associados e não associados, estudantes e profissionais das áreas das ciências da saúde e da imagem médica e radioterapia.
Política Editorial
Serão contemplados para publicação artigos de investigação original, de revisão sistemática, de opinião, short paper, cartas ao editor, estudos de casos clínicos e notas técnicas.
A revista aceita a submissão de trabalhos nos idiomas português e inglês. Os títulos, os resumos e as palavras-chave têm a obrigatoriedade de ser apresentados nas duas línguas referidas, caso o idioma originar não seja o inglês.
Artigos Originais/Investigação
Relatam um trabalho original com uma abordagem de evidência prática referente a investigação e com resultados significativos e conclusivos. Os artigos submetidos para esta categoria devem seguir o formato científico standard: Resumo (250 palavras), Palavras-Chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas (Máximo 3500 palavras, excluindo referências bibliográficas e tabelas).
Artigos de Revisão Sistemática
Destinam-se a abordar de forma aprofundada o estado atual do conhecimento referente a temas de importância, com avaliação de um conjunto de dados provenientes de diferentes estudos. Devem ser elaborados segundo a estrutura de: Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas. Não deverão exceder as 4000 palavras, excluindo resumo, referências e tabelas. O resumo deve conter um máximo de 300 palavras.
Artigos de Opinião
Destinados a críticas construtivas sobre a atualidade na saúde, comunidade ou prática clínica. Não devem exceder as 1500 palavras, nem conter tabelas ou figuras. Máximo de 5 referências bibliográficas. Não necessitam de resumo.
Short Paper
Os Short Paper apresentam algumas conclusões, pertinentes para divulgação, no contexto de investigação ainda em curso (research in progress). Ainda que não exija estrutura rígida, deverá incluir, pelo menos, uma Introdução (inclui objetivo), Metodologia e Discussão. (Máximo 1500 palavras, excluindo referências bibliográficas e legendas).
Cartas ao Editor
São comentários relativos a artigos publicados na revista ou outros temas de interesse atual. No primeiro caso devem ser recebidas até seis meses após a data da publicação do artigo em questão. O texto não poderá exceder 600 palavras, quatro autores e cinco referências bibliográficas. Podem incluir uma tabela/figura. Não necessitam de resumo. Devem seguir a seguinte estrutura geral: identificar o artigo; justificar a sua redação; fornecer evidência (pela literatura ou experiência pessoal); fornecer uma súmula; citar referências. As respostas dos Autores devem respeitar as mesmas características. A atualidade das Cartas ao Editor está relacionada com a probabilidade da sua aceitação.
Estudos de Casos Clínicos
Neste formato considera-se para publicação artigos sobre Casos Clínicos de interesse para Técnicos de Radiologia, de Radioterapia e de Medicina Nuclear referentes à sua prática clínica. Estes artigos devem, preferencialmente, ser acompanhados por uma imagem e seguir a estrutura de Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Conclusão e Referências Bibliográficas caso se aplique (Máximo 1000 palavras).
Notas Técnicas
Notas Técnicas podem incluir artigos sobre equipamentos ou técnicas de imagem ou de abordagem terapêutica de relevo do ponto de vista técnico (Máximo 1000 palavras).
Política de Acesso Livre
Todos os artigos publicados na revista Radiações são de acesso livre e atendem aos requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros, esta revista rege-se pelos termos da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Permite aos utilizadores ler, efetuar o download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou vincular artigos na íntegra, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Trata-se de uma licença de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Política de Preservação Digital
Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project (PKP).