Revista Radiações

Normas de Publicação

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, aos quais compete respeitar e cumprir as normas e orientações de publicação da Revista Radiações. Assim como, caso seja aplicável, garantir a existência de parecer de comissão de ética e/ou autorização institucional.

____________________________________

Todos os textos devem ter a seguinte estrutura:

  • Título
  • Nome dos autores
  • Filiação dos autores
  • Instituição, Serviço, Cidade ou País (onde foi desenvolvido o trabalho)
  • Financiamento e conflitos de interesses
  • E-mail do autor para correspondência (opcional)

Tipos de publicações

Investigação original / Revisão Sistemática:

Os artigos submetidos para esta categoria devem seguir o formato científico standard: Resumo com as respetivas palavras-chave, em português e em inglês (até 300 palavras). (1) Introdução (inclui contexto e objetivos), (2) Metodologia (inclui procedimento e análise estatística), (3) Resultados, (4) Discussão e (5) Conclusão. (Máximo 4000 palavras, excluindo referências bibliográficas e legendas)

Short paper:

Os Short papers apresentam algumas conclusões, pertinentes para divulgação, no contexto de investigação ainda em curso (research in progress). Ainda que não exija estrutura rígida, deverá incluir, pelo menos, uma (1) introdução (inclui objetivo), (2) metodologia e (3) discussão. (Máximo 1500 palavras, excluindo referências bibliográficas e legendas)

Cartas ao editor / Letters to the editor:

Podem ser consideradas para publicação artigos do tipo comentário crítico acerca de artigos recentemente publicados na Radiações. (Máximo 500 palavras)

Casos Clínicos:

Neste formato considera-se para publicação artigos sobre Casos Clínicos de interesse para Técnicos de Radiologia, de Radioterapia e de Medicina Nuclear referentes à sua prática clínica. Estes artigos devem, preferencialmente, ser acompanhados por uma imagem. (Máximo 1000 palavras)

Notas Técnicas:

Notas Técnicas podem incluir artigos sobre equipamentos ou técnicas de imagem ou de abordagem terapêutica de relevo do ponto de vista técnico. (Máximo 1000 palavras)

Regras de Redação

  • Idioma de redação: Português ou Inglês;
  • Texto justificado (exceção para legendas de figuras ou tabelas, que poderão ser centradas na página);
  • No corpo de texto, o tipo de letra deverá ser Arial, tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5;
  • Títulos deverão utilizar o tipo de letra Arial, tamanho 14, apresentados a negrito;
  • Subtítulos apresentam também o tipo de letra Arial, a negrito, mas com tamanho 12;
  • Para todas as imagens não originais, será exigida evidência das respetivas provas de copyright, o que já não se aplica a imagens originais do(s) autor(es);
  • São consideradas as regras do novo acordo ortográfico pelo que o Editor salvaguarda o seu direito de modificar os termos de Português do Brasil para Português de Portugal;
  • A bibliografia deve ser apresentada de acordo com as normas da American Psychological Association (APA 6ª edição, 2011);
  • O documento a submeter terá de ser enviado em formato word.

____________________________________

Procedimento de submissão e de revisão

O processo de submissão exige simplesmente o envio do documento via correio eletrónico para revistaradiacoes@atarp.pt, com o assunto “TIPO DE ARTIGO_NOME DO AUTOR”.

Processo de Revisão

A Radiações efetua um tipo de revisão por pares aberta em que, após submissão, a comissão de revisão irá avaliar a proposta submetida, devendo responder no prazo máximo de 30 dias úteis com um dos possíveis resultados:

1) aprovado para publicação

2) aprovado para publicação condicional (O artigo é considerado aprovado para publicação de forma condicional, quando existir necessidade de um esclarecimento adicional por parte do autor correspondente)

3) não aprovado para publicação (O artigo não aprovado para publicação será acompanhado da devida justificação do resultado da revisão)

No caso de necessidade de resposta por parte do(s) autor(es), essa deverá ser submetida no prazo máximo de 10 dias úteis. Após a sua receção pela equipa editora, a resposta definitiva será dada no prazo máximo de 5 dias úteis e incluirá um dos possíveis resultados enumerados no parágrafo anterior.

Uma vez que o artigo seja aceite, a Radiações procederá à respetiva publicação, num dos dois números posteriores à data da notificação oficial de aceitação.

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais